Como a IoT auxilia na gestão do consumo de energia de empresas?
A IoT é a ferramenta certa para gerenciar o consumo de energia nas empresas. Saiba como é possível neste artigo!
O consumo de energia elétrica é um dos principais custos operacionais das empresas, além de ser um fator ambiental relevante. Segundo a Resenha Mensal do EPE (Empresa de Pesquisa Energética) de maio de 2023, o consumo nacional de 44.693 GWh em abril de 2023 representou um crescimento de 3,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior — 2,1% no setor industrial.
Diante desse cenário de crescimento, como as empresas podem reduzir o seu consumo de energia e aumentar a sua eficiência energética? A resposta pode estar na Internet das Coisas (IoT), uma tecnologia que permite conectar dispositivos e sistemas por meio de sensores e redes sem fio, gerando dados e insights valiosos para a gestão de energia.
Neste artigo, vamos explicar como a IoT funciona na prática e quais são os passos para implementar essa tecnologia na sua empresa. Acompanhe!
O papel da IoT na gestão de consumo de energia de empresas
A IoT auxilia na gestão do consumo de energia nas empresas, pois otimiza o sistema. Alguns dos benefícios são:
- Redução de desperdícios, atrasos e falhas, o que diminui os custos e aumenta o lucro.
- Tomada de decisões fundamentada com base em dados relevantes coletados e analisados em tempo real.
- Menos acidentes de trabalho, pois a IoT permite o controle das máquinas à distância e aumenta a segurança dos colaboradores.
- Diagnósticos aprimorados dos fatores internos e externos da produção, o que permite uma análise mais completa do processo.
- Controle da produção com maior precisão e eficiência, pois a IoT promove a comunicação das máquinas ao servidor central.
- Melhoria operacional com a automação e controle sobre os principais pontos de consumo de energia, o que garante previsibilidade da fatura e melhor gestão dos gastos.
Os passos para implementar ferramentas de IoT para gestão de consumo de energia
Dadas tantas vantagens da IoT na gestão energética, vamos apresentar os passos para implementar ferramentas de IoT para gestão de consumo de energia.
Escolha um software
O software de gestão precisa ser capaz de coletar, armazenar e analisar os dados de consumo de energia dos diferentes equipamentos e setores da empresa. É ele que será usado para o controle das informações, agregando tudo em uma única plataforma.
Instale os sensores
Instale sensores e dispositivos inteligentes que se conectem ao software e transmitam as informações das instalações em tempo real. Esses dispositivos vão enviar informações de consumo dos diferentes equipamentos.
Configure o softwares
Configure o software para definir os parâmetros de consumo ideal, as metas de redução e os alertas de anomalias ou desperdícios.
Monitore os relatórios
Agora é o momento de acompanhar os relatórios e gráficos gerados pelo software e identificar os pontos de melhoria, as oportunidades de economia e as ações corretivas necessárias.
Faça ajustes
O sistema deve ser ajustado conforme as mudanças na demanda, na produção ou no mercado, buscando sempre a otimização do consumo de energia.
Quais as principais aplicações da IoT para a gestão de consumo de energia nas empresas?
Com base nos dispositivos IoT e sistemas de inteligência artificial, é possível criar automações e alertas que permitem um melhor aproveitamento da energia. Conheça algumas dessas aplicações:
- Telemetria: é a transmissão de dados à distância por meio de sensores e dispositivos conectados. Ela permite monitorar o desempenho dos veículos, o consumo de combustível, a localização, a velocidade, as emissões de poluentes e outros parâmetros que podem afetar a eficiência energética;
- Manutenção preditiva: foca no monitoramento de ativos para identificar possíveis problemas que podem impactar o funcionamento de máquinas e equipamentos;
- Iluminação inteligente: é aquela que se adapta às condições do ambiente e às necessidades dos usuários, regulando a intensidade, a cor e o tempo de funcionamento das lâmpadas. Ela permite economizar energia, melhorar o conforto e a segurança, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Esses são apenas alguns exemplos de aplicações possíveis da IoT na gestão de consumo de energia nas empresas. Trata-se de uma evolução natural que garante maior eficiência energética, reduzindo custos do negócio.
Solicite um diagnóstico para a sua empresa ou cidade e saiba como a tecnologia pode gerar eficiência energética, automação e otimização.