Edifícios inteligentes: conheça mais sobre essa tendência que tem crescido cada vez mais no Brasil
Descubra as vantagens dos edifícios inteligentes e como a automação pode ajudar na gestão eficiente e sustentável!
Os edifícios inteligentes são construções que utilizam soluções integradas de tecnologia, como sensores, sistemas e interfaces que interagem por meio da Internet das Coisas (IoT) e/ou Inteligência Artificial (IA). Essas tecnologias permitem melhorar a eficiência energética, a sustentabilidade, a segurança e o conforto dos usuários. No Brasil, essa tendência tem crescido cada vez mais, com exemplos de empreendimentos inteligentes em diferentes setores e regiões.
Neste texto, vamos apresentar alguns conceitos, benefícios e aplicações. Continue a leitura e saiba mais!
O que são edifícios inteligentes?
Os edifícios inteligentes utilizam tecnologias de automação e gestão para otimizar o funcionamento do prédio e promover a eficiência energética. Através de sensores e dispositivos conectados, é possível controlar luzes, ar-condicionado, portas e janelas, além de monitorar o consumo de energia e água remotamente.
Os prédios inteligentes podem utilizar tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem, análise de dados, realidade aumentada e virtual, blockchain e 5G para integrar e automatizar os sistemas e processos.
Como a automação pode ajudar?
A automação em edifícios inteligentes gera vantagens surpreendentes em diversos aspectos, desde questões técnicas e de gestão, até no clima organizacional e na satisfação dos usuários. Veja só!
Mais segurança
Os edifícios inteligentes aprimoram a segurança de diversas formas, tanto física quanto cibernética:
- utilizam sistemas integrados de controle de acesso, alarmes de incêndio, detectores de falhas e câmeras de vigilância, que podem aumentar a proteção dos usuários e dos ativos;
- monitoram e gerenciam o consumo de energia e água em tempo real, evitando desperdícios e riscos de sobrecarga ou vazamento;
- adotam medidas de cibersegurança para proteger os dados gerados pelos sensores e dispositivos conectados, evitando ataques ou invasões maliciosas.
Vale ressaltar também que eles podem oferecer mais segurança e saúde ao monitorar a qualidade do ar e evitar riscos de incêndio ou invasão.
Redução de custos
Os edifícios inteligentes podem reduzir os custos operacionais ao otimizar o consumo de energia e água. Assim, fica muito mais fácil detectar pontos de desperdícios para saber onde e como economizar. Além disso, podem diminuir os gastos com manutenção ao detectar e prevenir falhas nos equipamentos e sistemas antes que representem correções onerosas para a empresa.
Mais conforto
É incrível como os edifícios inteligentes podem proporcionar mais conforto aos ocupantes. Eles contam com recursos que ajudam automaticamente a iluminação, a temperatura, a umidade e o som de acordo com as preferências e necessidades de cada ambiente.
Facilidade de gestão
Os edifícios inteligentes podem facilitar a gestão ao integrar e controlar todos os sistemas do prédio por meio de uma plataforma única e acessível. Além disso, podem fornecer dados em tempo real sobre o uso e o desempenho do edifício, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.
Maior produtividade dos funcionários
Todos esses benefícios que vimos trabalham para aumentar a produtividade dos funcionários, pois criam um ambiente mais agradável, estimulante e colaborativo. Sem falar que podem melhorar a comunicação e a interação entre as equipes ao utilizar tecnologias como realidade aumentada, virtual e mista.
Certamente, os edifícios inteligentes são uma excelente forma de promover a eficiência energética e sustentabilidade. Não é à toa que estão em plena ascensão no Brasil. Tanto no setor público quanto em empresas privadas, esse conjunto de tecnologias são ideias para criar um ambiente de trabalho produtivo, seguro e eficiente.
Quer saber mais? Então, solicite um diagnóstico para a sua empresa ou cidade e descubra como a tecnologia pode gerar eficiência energética, automação e otimização!